Começando a série: resumos anteriores a prova de mestrado

Primeiramente gostaria de pedir desculpas, principalmente por não ter dado continuidade as publicações dos trabalhos meus da graduação ( caiu um raio do lado de  minha casa, e computador queimou – não tinha os trabalhos salvos em nuvem, infelizmente). Segundo, pela minha acentuada ausência. Contudo, isto deve-se a dedicação exclusiva ao mestrado. Bom, dentro de um mês haverá uma nova mestre em sociologia – eu, que pesquisei videogame na sociologia.

Por conseguinte, darei início, a publicação dos resumos que elaborei para a prova de mestrado. Vou contar um pouco dessa etapa pré-mestrado. Primeiro, eu faço o mestrado no PPGS/UFRGS (CAPES 07). Para disputar uma vaga são, quando fiz, uma prova de conhecimento (no meu caso foram os clássicos – Marx, Weber e Durkheim- escolher um conceito deles, dissertar sobre este conceito na atualidade), a prova de idioma ( francês ou inglês), análise do teu currículo da graduação (não querendo me gabar, mas sou a terceira melhor do curso, quando formei-me), análise dos comprovantes dos eventos que participou, análise do teu projeto (aqui o meu projeto foi considerado o melhor, sem erros, logo, se quiserem alguma orientação para formular projetos de pos-graduação 😉 )e, por fim, a entrevista com parte dos professores.

Logo, hoje iniciarei uma série com os resumos pré-prova do mestrado. Entretanto, gostaria de deixar algumas sugestões de leitura, tanto para quem for fazer uma prova deste porte, quanto para o pessoal da graduação, porque vale muito a pena, além de facilitarem a compreensão do conteúdo sociológico.

Primeiro o livro: “História das idéias sociológicas” do autor Michel Lallement. São dois volumes. É uma leitura bem didática e de fácil compreensão.

Segundo o livro: “Quatro tradições sociológicas” do autor Randall Collins. É um volume. Trabalha com os autores: Marx, Weber, Durkheim, Mead, Blumer, Garfinkel, entre outros.

O terceiro, e não menos importante, é o clássico “Etapas do pensamento sociólogo” do autor Raymond Aron. É um livro gigantesco e, ao meu ver, bem difícil para quem recém entrou no curso de ciências sociais ou sociologia. Porém, é bem sucinto ao pensamento das principais idéias dos autores clássicos.

Bom, é isso gente. Agora é pegar os resumos e digita-los aqui. Boa leitura e bons estudos.

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

