Começando a série: resumos anteriores a prova de mestrado

Primeiramente gostaria de pedir desculpas, principalmente por não ter dado continuidade as publicações dos trabalhos meus da graduação ( caiu um raio do lado de  minha casa, e computador queimou – não tinha os trabalhos salvos em nuvem, infelizmente). Segundo, pela minha acentuada ausência. Contudo, isto deve-se a dedicação exclusiva ao mestrado. Bom, dentro de um mês haverá uma nova mestre em sociologia – eu, que pesquisei videogame na sociologia.

Por conseguinte, darei início, a publicação dos resumos que elaborei para a prova de mestrado. Vou contar um pouco dessa etapa pré-mestrado. Primeiro, eu faço o mestrado no PPGS/UFRGS (CAPES 07). Para disputar uma vaga são, quando fiz, uma prova de conhecimento (no meu caso foram os clássicos – Marx, Weber e Durkheim- escolher um conceito deles, dissertar sobre este conceito na atualidade), a prova de idioma ( francês ou inglês), análise do teu currículo da graduação (não querendo me gabar, mas sou a terceira melhor do curso, quando formei-me), análise dos comprovantes dos eventos que participou, análise do teu projeto (aqui o meu projeto foi considerado o melhor, sem erros, logo, se quiserem alguma orientação para formular projetos de pos-graduação 😉 )e, por fim, a entrevista com parte dos professores.

Logo, hoje iniciarei uma série com os resumos pré-prova do mestrado. Entretanto, gostaria de deixar algumas sugestões de leitura, tanto para quem for fazer uma prova deste porte, quanto para o pessoal da graduação, porque vale muito a pena, além de facilitarem a compreensão do conteúdo sociológico.

Primeiro o livro: “História das idéias sociológicas” do autor Michel Lallement. São dois volumes. É uma leitura bem didática e de fácil compreensão.

Segundo o livro: “Quatro tradições sociológicas” do autor Randall Collins. É um volume. Trabalha com os autores: Marx, Weber, Durkheim, Mead, Blumer, Garfinkel, entre outros.

O terceiro, e não menos importante, é o clássico “Etapas do pensamento sociólogo” do autor Raymond Aron. É um livro gigantesco e, ao meu ver, bem difícil para quem recém entrou no curso de ciências sociais ou sociologia. Porém, é bem sucinto ao pensamento das principais idéias dos autores clássicos.

Bom, é isso gente. Agora é pegar os resumos e digita-los aqui. Boa leitura e bons estudos.

Anúncios

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s