O mito de criação da Terra e do Homem para os Chineses

 

  Todos sabem, ou a maior parte, sobre o mito de criação da Terra e do homem. Também, a maioria sabe sobre as teorias do Big-Bang. Entretanto o que eu vou trazer hoje conta um pouco sobre o mito chinês sobre a criação do mundo e do homem.

Mitologia chinesa

Pangu – mitologia chinesa

 

   Na mitologia chinesa, há milhares e milhares de anos o Universo era uma bola (sim uma bola) preta imersa em caos, onde vivi Pangu, que seria uma especie de primeiro ancestral da “civilização humana”. Após 18 mil anos adormecido Pangu acorda, sentindo-se sufocado pela escuridão, ele usa o seu machado e quebra o ovo em que vivia ao meio, nisso da-se a origem ao céu e a terra. Novamente milhares e milhares de anos passam e Pangu morre. O seu olho esquerdo nasce o Sol e do seu olho direito a Lua. Seu corpo e membros transforma-se em montanhas, seu sangue em água, os músculos viram as terras férteis, suas veias viram estradas, o cabelo e a barba viram estrelas, sua medula e dentes transforma-se em metais e pérolas, e o seu suor transformou-se em chuva.

Nuwa - Deusa que criou os animais e os homens

Nuwa – Deusa que criou os animais e os homens

Resumo da opera, Pangu separa o céu e a terra, dando origem as belezas naturais do mundo. Entretanto quem dá origem ao homem é a deusa Nuwa, que por se sentir sozinha no mundo, resolve criar os animais e os homens, feito de barro, posteriormente junta à mulher para que possam reproduzir. Aqui vale ressaltar que o mito de criação do homem é semelhante ao mito de criação do homem cristão.
Posteriormente eu vou falar sobre o “homem de Pequim” e o porque deles terem os olhinhos puxados.

Anúncios

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s