Dia 30 de janeiro na História

1649 – Inglaterra

Carlos I, dos Stuart, Perde a Cabeça

Carlos I perde a cabeça

A execução do rei fez da Inglaterra uma Republica, apesar de brevemente, pois em 1660 os Stuarts voltam ao trono inglês com o filho de Carlos I, Carlos II. O que contribuiu par a volta da monarquia foi a circulação de um livro de memórias espirituais supostamente escrito por Carlos I, o que contribuiu para que o conceito de monarquia continuasse vivo mesmo durante a republica.

Carlos I acreditava no direto divino dos reis, logo se recusou a aceitar a legalidade do julgamento fora feito contra ele. Foi condenado a morte, após sete dias da formação do tribunal em Westmister Hall, sendo o seu julgamento inédito por se tratar de uma julgamento de um rei por traição.

Neste dia, 30 de janeiro de 1649, Carlos I foi conduzido ate patíbulo de madeira construído as pressas no seu palácio em Whitehall. A manhã era fria e uma grande multidão aguardava para assistir ao derradeiro golpe. Carlos I fez um discurso, perdoou o carrasco e pôs sua cabeça no apoio de madeira; sua cabeça fora cortada com um golpe certeiro.

 

1933 – Alemanha

Adolf Hitler é Nomeado Chanceller na Alemanha

Presidente Hindenburg e o novo chanceller Adolf Hitler

O presidente Hindenburg nomeou o novo chanceller neste dia, sendo o chanceller nomeado Adolf Hitler. O presidente fizera um pronunciamento curto e o novo chanceller jurou cumprir seu dever pelo bem da nação. Em seu discurso, Hitler jurou que preservaria a constituição alemã.

A nomeação de Hitler era previsível, já que o partido nazista tinha 2/3 dos assentos em Reichstag. O presidente relutou pela sua nomeação, entretanto os industrialistas clamavam por sua nomeação com medo do comunismo. O que Hitler encontrou foi uma Alemanha com inflação exorbitante, um sistema democrático impraticável e uma economia em colapso – frutos ainda da derrota alemã da I Guerra Mundial. O que ele fez todos nós sabemos, tornou o sistema político ditatorial, incentivou o ufanismo, o nacionalismo, a soberania da raça ariana e o extermínio das minorias – ciganos, judeus, homossexuais, comunistas…

 

1948 – India

O Pai da Desobediência Civil Não – Violenta, Mahatma Gandhi, é Assassinado

Mahatma Gandhi
Mahatma Gandhi

 

Mahatma Gandhi foi assassinado por um fanático hindu, que desferiu três tiros a queima roupas nele, que antes de seu corpo, fragilizado, cair no chão balbucio o nome do deus Rama. Gandhi estava com 78 anos, ele estava enfraquecido devido a um período de jejum em sua recente tentativa de promover a reconciliação entre hindus e mulçumanos, alem de ele ter sido um venerado estadista e anticolonialista.

Gandhi sabia que sua vida corria perigo, já enfrentara atentados antes deste. Temia que fosse morto por um mulçumano, entretanto foi um direitista hindu o autor dos disparos que o matou. Temeu-se um banho de sangue após a sua morte, mas o primeiro – ministro Nehru apelou a calam com êxito, pois derramar um banho de sangue seria um insulto ao homem que pregava a não violência.

 

1972 – Irlanda

Ocorre em Banho de Sangue na Irlanda do Norte

Na cidade norte – irlandesa de Derry os pára-quedistas britânicos entram no bairro republicano de Bogside e abrem fogo contra manifestantes pró – diretos civis, matando ao menos 14 pessoas. O exercito britânico justificou este ataque sobre a alcunha de que estivera sob fogo constante e ataques de granada por parte do Exército Republicano Irlandês (IRA) e abriu fogo em legítima defesa, entretanto nenhum soldado ficou ferido e os ativistas locais garantiram que os manifestantes estavam desarmados e que a fuzilaria fora assassinato não provocado. O resultado disto foi que o mundo condenou esta onda de violência sem medidas e o IRA recebeu grande impulso político, instaurando-se um quadro de impasses e atrocidades que persistiu por décadas.

Anúncios

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s