O Sacro Imperador Romano Henrique IV submete-se ao papa Gregório VII

25 de janeiro de 1077 – Itália

O sacro imperador romano Henrique IV submete-se ao papa Gregório VII.

Henrique IV pedindo perdão a Gregório VII

O papa Gregório VII enfureceu o sacro imperador romano Henrique IV ao mudar as regras de investidura dos bispos para não precisar da aprovação do imperador. Henrique então retalhou Gregório como papa, e este reivindicou a excomunhão do imperador, retirando o apoio ao seu direito ao trono germânico. O imperador precisava encontrar uma forma de se aproximar ao papado e a Igreja, pois seus nobres estavam começando a se rebelar. Gregório da então um ano para Henrique se redimir antes da excomunhão se tornar definitiva. Este tempo veio em boa hora,  pois o imperador precisava que o decreto papal fosse revogado antes de poder lidar com as rebeliões internas.

Henrique então parte, descalço e com camisa de penitencia, para  cruzar os Alpes e ter uma audiência com Gregório. No dia 25 de janeiro de 1077 ele chega a Canossa e pede uma audiência com o papa Gregório, que a principio não aceita. Henrique espera três dias em pé, descalços e congelando a espera da aceitação da audiência. Gregório cede a audiência então, Henrique ajoelha-se perante o papa e implora por perdão, Gregório lhe concede o perdão e Henrique passa a ser acolhido pela Igreja novamente. Entretanto isso foi uma mascarra usada por Henrique para que em 1084 ele invadisse a Itália, sitiando Roma e depondo Gregório, ou seja, a última palavra foi de Henrique.

Os acontecimentos de Canossa adquiriram importância nos anos subseqüentes, em especial a resistência de Henrique a interferência do papa que serviu de atrativo para os partidários da Reforma Protestante do século XVI. Outra coisa é que Canossa é um símbolo de resistência germânica a interferência externa da Igreja Católica Romana.

Fonte: 1001 dias que abalaram o mundo.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s