Confederação do Equador

Frei Caneca

Frei Caneca

Como havia prometido postar sobre as revoluções, a partir do Brasil Império, dou inicio hoje as postagens, que irão se estender por um período prolongado. O período imperial brasileiro começa com a proclamação da independência por D. Pedro I, em 1822, e estende-se ate a instalação da República, em 1889. O período imperial é dividido em fase. A primeira delas é o Primeiro Reinado, com a posse de D Pedro I ate a sua abdicação. A segunda fase é o período das regências, que são dividido em regência trina e regência una. E a ultima fase é o Segundo Reinado, com o golpe da maior idade de D. Pedro II e se estende ate a proclamação da República.

Confederação do Equador.

A confederação ocorreu em 1824, tem o caráter republicano e federalista e é chefiada pelo Frei Caneca. Ela aconteceu devido à insatisfação do povo (nordestino) com a situação econômica e com a nomeação pelo imperador de presidentes de províncias impopulares. Os revoltosos ocuparam Recife e proclamaram a sua República, logo após aderiram ao movimento o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A Confederação constituiu-se em uma revolta de cunho separatista contra a centralização do poder imperial. Contou com a participação popular. O poder imperial reprimiu a confederação severamente, promovendo saques, fuzilamentos e assassinatos.  Entre os mortos, estava o Frei Caneca e os demais lideres do movimento.

Anúncios

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s