A morte

Sepultura

Destino de todos os seres vivente, mas sempre um tabu a ser tratado. Dependendo da cultura os rituais fúnebres são diferentes e ate a própria cultura, em relação de como as pessoas encaram a morte. Na cultura ocidental, o choro, a sensação de perda, na cultura oriental o “riso’’, pois aquela pessoa cumpriu seu papel. Qual a melhor para se encarar a morte? Nenhuma, pois por mais que varie a forma como ela é tratada, a morte, o assunto sobre a morte, é um tabu”.

É apenas um ensaio meu sobre esse assunto, que muitos não gostariam de tratar. Varias maneiras de se chegar ate ela. Suicídio, acidente, velhice, etc… mas todos chegam ao dia fatídico. Não vou me aprofundar agora, todavia pretendo no futuro elaborar trabalhos sobre esse assunto. Por que? Porque é algo que todos nós teremos que encarar, eu quero comparar a maneira como cada sociedade encara esse tabu. Comparar os ritos, a cultura. Enfim, é algo que trás a curiosidade de saber como são ritos, luto, dor ou não, como tratam. É algo sinistro, vindo de mim, para quem me conhece, já que não tenho jeito de pessoa que gostaria de estudar algo assim, algo sombrio, que para alguns traz medo.

A morte gera o luto. O sentimento de perda. Mas será para todos? Será que todas as famílias lidam com ela assim quando perdem um entre querido? Provavelmente não. Varia de cultura para cultura. Se sociedade para sociedade. De classe social para classe social ( entenda-se classe social a grosso modo, rico e podre). De religião para religião. Quero tentar ajudar as pessoas a lidar com isso, mas nunca vou perder a sensibilidade. Jamais perderei.

Por fim, isso é só um ensaio sobre algo futuro. Ainda é muito bruto o que penso. Quero aprofundar, quero comparar, quero ajudar. Assim como Émile Durkheim escreveu sobre o suicídio, eu quero escrever algo sobre a morte e suas faces. Algo sombrio é verdade, mas tenho motivação para escrever sobre isso.

Deixe um comentário, sugestão, critíca, elogio. Ou, simplesmente, um post que gostaria de ver nesta página! Obrigado pela atenção...

